IBCCF | UFRJ

O Espaço Memorial Carlos Chagas Filho (EMCCF) foi fundado em 20 de Dezembro de 2000, em memória ao cientista Carlos Chagas Filho, criador e fundador do Instituto de Biofísica.

O museu possui um rico e importante Patrimônio Cultural Científico composto por itens históricos bem diversificados, como o gabinete musealizado de Carlos Chagas Filho, livros, objetos e documentos originais e material áudio visual. O acervo também é composto por vários instrumentos científicos históricos que contam parte da História da Ciência brasileira. Na sua grande maioria, eles estão completos e funcionando!

A função principal do EMCCF é pesquisar, preservar e divulgar a memória do IBCCF, assim como a dos cientistas que a ele deram importantes contribuições.

Quem foi Carlos Chagas Filho?

Preservação da Memória Patrimonial (Setor de Museologia e História da Ciência)

Em relação à preservação da memória, o EMCCF pode exercer sua função como um museu de História da Ciência ao desenvolver pesquisas que permitam a percepção e conhecimento do passado científico e histórico do Brasil, proporcionando uma valorização e melhor compreensão crítica da Ciência atual.

Possui um vasto acervo de equipamentos científicos históricos e bem preservados, na sua maioria ainda em perfeita condição de uso, o que representa um importante diferencial perante outros museus que possuem acervos similares. Através de pesquisas sobre este acervo, o EMCCF pode demonstrar a evolução científica e o desenvolvimento de importantes áreas da Ciência.

O EMCCF também possui um vasto acervo de documentos históricos que guardam a memória da Ciência brasileira por intermédio do IBCCF. Há também um importante acervo bibliográfico contendo livros de diversas áreas científicas, bem como de Filosofia, Religião, Artes e vários catálogos dos equipamentos científicos do acervo.

O setor de Museologia e História desenvolve pesquisas sobre o acervo, maneiras de conservação e catalogação, política de descarte e aquisição de objetos, livros e equipamentos doados ao EMCCF. Esse setor possui um Reserva Técnica onde esse material é selecionado, higienizado e catalogado para futuras exposições.

Divulgação Científica e Extensão Universitária: Museu de portas abertas (Setor Educativo)

Uma universidade que não exerce atividades de extensão, não devolve para a sociedade o conhecimento que ela mesma produz. É dever de toda a universidade retornar este conhecimento e estabelecer troca e diálogo com a sociedade. Neste sentido, o EMCCF exerce extensão em sua plenitude, sendo o grande celeiro da extensão dentro do IBCCF.

Através do Projeto de Extensão “Descobrindo a Biofísica”, que visa a integração da universidade e do ensino básico, o setor educativo do EMCCF tem recebido alunos de diferentes escolas de ensino médio e fundamental que, além de conhecerem este espaço, visitam diferentes laboratórios do IBCCF, o que proporciona contato com o meio científico acadêmico.

Em relação às escolas públicas, as visitações acontecem semanalmente e, através de uma parceria com a UFRJ, há a disponibilização de ônibus para o transporte dos estudantes e professores de escolas da rede pública de ensino.

Além do público escolar, o EMCCF também recebe professores, educadores, profissionais da área de divulgação científica e educação não formal e o público circulante da UFRJ, formado por estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e servidores.